Sustentabilidade

O carbono e a atividade agropecuária

Rede ILPF

  Desde 2018, a SOESP é associada à Rede ILPF, uma iniciativa entre empresas privadas e a Embrapa. A Rede ILPF visa promover a adoção da Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) pelos produtores rurais, buscando intensificar de forma sustentável a produção agropecuária brasileira. 

  A Rede ILPF transfere tecnologia, capacita técnicos, produtores rurais e estudantes, e apoia pesquisas em Unidades de Referência Tecnológica (URT) e Unidades de Referência Tecnológica e de Pesquisa (URTP) em todos os biomas brasileiros, com participação ativa da Embrapa. Além disso, realiza projetos no Brasil e no exterior, buscando ampliar sua atuação por meio de parcerias e captação de fundos internacionais. 

  A ILPF contribui para a redução das mudanças climáticas e promove a sustentabilidade na agropecuária brasileira. A SOESP compartilha desse objetivo, trabalhando em conjunto com a Rede ILPF para melhorar a produtividade e rentabilidade dos produtores rurais. A empresa acredita que a ILPF representa o futuro da produção agropecuária no Brasil e desenvolveu um tratamento exclusivo para Brachiarias e Panicuns, atendendo às necessidades dos produtores que adotam essa tecnologia, em benefício do meio ambiente e da sustentabilidade. 

  As áreas com ILPF no Brasil já atingem 17,43 milhões de hectares** e a meta é que até 2030, esteja em 35 milhões de hectares. Isso é possível, produzindo mais alimentos enquanto recuperam-se áreas degradadas. 

 

Conheça os projetos da Rede ILPF: https://redeilpf.org.br/

Sustentabilidade

  Das 8 bilhões de pessoas no mundo, quase 1 bilhão delas são alimentadas pelo agronegócio brasileiro anualmente, graças aos investimentos em inovação e tecnologias que aumentam a produtividade e promovem a resiliência dos sistemas produtivos, pensando no meio ambiente e nas futuras gerações. 

  A SOESP está comprometida em compartilhar esforços para reduzir os impactos ambientais, promover segurança alimentar e qualidade de vida, além de aumentar a rentabilidade dos produtores rurais. Os seus objetivos estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Brasil, visando construir um legado positivo para a empresa e todos os envolvidos no processo produtivo. Cada etapa da produção das sementes SOESP considera os aspectos econômicos, sociais e ambientais da sustentabilidade.

Certificação ISO 14001

  Desde 2023, a SOESP tem as Certificações ISO 14001:2015 e ISO 9001:2015, unindo qualidade nos processos às práticas de preservação ao meio ambiente. Esse passo reforçou seu compromisso com a redução de impactos ambientais. A empresa analisa e minimiza a geração de poluentes e otimiza o uso de recursos naturais. 

  Alinhada com os padrões legais e normativos, promove a prevenção da poluição e busca continuamente melhorar seu desempenho ambiental em todas as suas atividades, produtos e serviços. 

 

Gestão de resíduos

  O beneficiamento de sementes gera alguns resíduos. Na SOESP, a gestão destes resíduos segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a metodologia 4Rs: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Resíduos contaminados e não contaminados são armazenados durante o processo produtivo e posteriormente são destinados de maneira responsável por empresas licenciadas. 

Testes de opacidade nos veículos

  Anualmente, a SOESP submete sua frota a diesel aos testes de opacidade em oficinas acreditadas pelo CGCRE do Inmetro para verificar e controlar a emissão de poluentes. Este teste, também conhecido como “teste de fumaça” ou “aferição de fumaça preta”, emite um certificado que formaliza o controle periódico das emissões. Essas medidas são parte da Política Nacional do Meio Ambiente, visando melhorar a qualidade do ar e reduzir a poluição atmosférica. 

De Olho no Material Escolar

  A SOESP também é associada ao projeto De Olho no Material Escolar (DONME), que visa atualizar o conteúdo escolar com informações científicas sobre o agronegócio brasileiro. 

  O projeto lançou a plataforma online “Agroteca”, revisada por professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). A plataforma oferece conteúdo técnico, vídeos, livros e reportagens do agronegócio brasileiro em linguagem acessível. Além disso, busca reunir e divulgar dados atualizados para editoras de livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio, professores e alunos, desmistificando informações equivocadas sobre o agronegócio. 

Educação ambiental

  A SOESP promove a conscientização ambiental de crianças, abordando temas como sustentabilidade, conservação e agronegócio nas escolas. Em uma de nossas iniciativas, celebramos o Dia da Árvore, em 21 de setembro, doando mudas frutíferas e nativas para alunos de escolas locais. Essas ações têm como objetivo inspirar e engajar as futuras gerações na preservação do meio ambiente.

  O comitê SOESP Kids envolve profissionais das áreas técnica e marketing no desenvolvimento de informativos, gibis, atividades e apresentações focadas em gerar interesse pelo agroecológico nas crianças. 

Unipasto

  A SOESP é associada Ouro da Unipasto, que realiza pesquisas em parceria com a Embrapa para desenvolver novas cultivares forrageiras e fortalecer a agropecuária nacional. Com embasamento científico e busca soluções no combate à pirataria de cultivares protegidas, contribuindo para um mercado mais justo e competitivo para produtores. 

Esse site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.